sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Na mais catastrófica crise hídrica, Sabesp premia “gastões” de água




Grande parte dos moradores de São Paulo podem ser multados por gastarem água acima de uma meta estabelecida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Entretanto, há um grupo de 500 consumidores que a empresa premia  pra consumirem grandes quantidades de água. Segundo reportagem do jornal El País, estes consumidores têm um contrato que premia o consumo. Quanto maior ele for, menor será o preço pago por litro de água.
O jornal teve acesso à lista de clientes datada em dezembro de 2014. No documento, há condomínios de luxo, bancos, hospitais, shoppings, igrejas, indústrias, supermercados, colégios, clubes de futebol, além de entidades como a Bolsa de Valores de São Paulo, a ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela do Metrô, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a SPTrans (São Paulo Transporte).
Alguns clientes, como o Shopping Eldorado, na zona oeste da capital, consomem por mês cerca de 20.000 m³, o mesmo que mais de 1.200 famílias de quatro pessoas, considerando que cada indivíduo gasta 130 litros por dia. De acordo com a reportagem, o centro de compras recebe 1,8 milhões de visitantes por mês e não é o maior consumidor. Há ainda quem gasta até três vezes mais. A fábrica de celulose Viscofan no Morumbi, zona sul da capital, a campeã de consumo da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário